A MODERNIDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS

 

O progresso técnico seria a resposta aos males de nossa sociedade?

Os positivistas afirmam que ciência e tecnologia servem a toda a humanidade. Afinal, o progresso técnico ajudaria a impelir o desenvolvimento da sociedade humana, vencendo a superstição e ignorância, ao imprimir maior racionalidade às ações humanas.Além disso a tecnologia trás modernidade, facilitando cada vez mais as relações humanas.

Porém, apesar de tantos benefícios, a modernidade vem causando grandes problemas, os quais se agravados poderão levar a humanidade ao holocausto.

Atualmente o principal assunto discutido no mundo inteiro é o aquecimento global, causado pela poluição em massa que provém da tecnologia.Essa questão ambiental vem preocupando grandes nações e pessoas que se preocupam com essa difícil situação, como Al – Gore.Além da devastação da natureza, está ocorrendo a desestabilidade da emoção humana.O homem se vê rodeado de modernidade e conseqüentemente de trabalho;seu lazer é todo baseado na modernidade.

Resumindo, ciência e tecnologia não são ética ou politicamente neutras, cientistas e tecnólogos não podem despir-se de suas posições sociais e de seus valores. Por isso, a sociedade civil tem o dever e o direito de exercer o controle sobre as inovações tecnológicas que não podem ficar a critério único de cientistas, políticos e empresários. Impõe-se uma avaliação baseada no princípio da precaução e que preserve, além dos aspectos técnicos e financeiros, a necessidade inadiável de superar a situação de desigualdade e o processo de deterioração do meio ambiente.

 

 

About these ads

~ por pollylaura em maio 14, 2008.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: